T.M. do Rio de Janeiro

T.M. do Rio de Janeiro

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quando e com que frequência se deve afinar o Piano?

Deve-se afinar o piano tantas vezes quantas achar que é necessário, mas a regra é afinar 2 vezes por ano. Lembre-se: quando liga o aquecimento no Inverno e quando o desliga na primavera, o piano está a cerca de 2 semanas de precisar de uma afinação. Estas são as alturas do ano em que a mudança da humidade começa a encolher ou inchar a estrutura de madeira do piano, e este fica desafinado. Espere então até que o local onde está colocado o piano se habitue à nova humidade e só então mande afinar.

O que os construtores de pianos dizem


Steinway & Sons

(...) independentemente da destreza com que a afinação é feita, as variações atmosféricas e a natureza da construção do piano conspiram constantemente para que ele se desafine.

Yamaha Pianos

(...) um piano deve ser afinado pelo menos duas vezes por ano.
(...) um bom serviço técnico deve incluir periodicamente, para além da afinação, regulação e harmonização dos martelos.

Baldwin Piano Company

Após o primeiro ano um piano deve ser afinado pelo menos duas vezes por ano.
Tenha em atenção que cada piano é sujeito a um ou mais factor que o farão desafinar, incluindo:
  • Mudanças da humidade;
  • Mudanças de temperatura;
  • Deslizamento das cavilhas e/ou cordas;Uso intensivo do piano/Trasnporte.
A frequência com que deve afinar o seu piano depende do seu estado, do ambiente em que é colocado, e da exigência musical do proprietário. Um piano que seja usado principalmente como uma peça de mobiliário provavelmente não necessitará de ser afinado mais do que uma vez por ano. Um piano que seja tocado regularmente e esteja em boas condições deve ser afinado 2 vezes por ano, cada vez que a humidade sazonal mude. Um piano que tenha um uso diário por um profissional ou por um bom estudante pode necessitar ser afinado mais frequentemente, talvez 4 vezes por ano ou mais. A este nível de uso, é uma decisão pessoal tendo em conta em que ponto a desafinação do piano começa a incomodar.
Fonte: http://www.nr-pianos.com/sobrepiano.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário