T.M. do Rio de Janeiro

T.M. do Rio de Janeiro

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mudança de Tom - Afinação

Pitch Raise (Mudança de Tom - Afinação)

Venho encontrando alguns pianos com mais de 2 anos sem afinar, isso faz com que a afinação  de 440Hz caia para 435Hz ou mais, 1/2 tom abaixo do padrão universal.
Isso faz com que tenha um custo mais alto, pois requer 2 ou 3 afinações.
Abaixo uma explicação da mudança de tom.

Mudar a frequência por 2Hz ou mais envolve uma mudança na *tensão das cordas, conduzindo a uma desafinação imediatamente após esta ter sido realizada. Isto pode ser impedido fazendo uma afinação preliminar (pitch raise) que ajusta valores grosseiros em torno da afinação desejada, e fazendo uma afinação mais exata após essa afinação preliminar ter sido feita.
Algo acontece quando não afina o seu piano por muito tempo: cada ano que passa, a frequência do piano desce mais e mais e fica cada vez mais longe de onde deveria estar e torna-se mais difícil para que o técnico de pianos o puxe para os níveis apropriados de tensão. A frequência (pitch) dos pianos descem geralmente durante os meses de verão, e não sobem necessariamente o que desceram durante o Inverno. Os técnicos têm que aumentar a tensão em mais de 245 cordas, o que gera muito stress na estrutura do piano. É impossível fazer um salto tão grande de frequência e ter uma afinação estável numa só passagem. Assim o que se tem que fazer é, primeiramente, aumentar a tensão de todas as cordas para os níveis médios apropriados, e somente então o piano é afinado com precisão. Isto é chamado de “afinação preliminar” ou “pitch raise”. Uma afinação preliminar, pitch raise, requer mais tempo e esforço do que uma afinação normal, e em consequência, o preço desta é mais alto. É altamente aconselhável (geralmente necessário) ter o piano afinado outra vez dentro dos 6 meses seguintes depois dum um pitch raise. Isto ajudará a manter o nível da tensão das cordas mais estável – no nível em que deveria estar sempre. Afinações regulares – pelo menos uma vez por ano (cada 6 meses são preferíveis) impedirá a necessidade de um pitch raise no futuro. Como muitas outras coisas, os pianos requerem a manutenção regular.
* em média 15t

Nenhum comentário:

Postar um comentário