T.M. do Rio de Janeiro

T.M. do Rio de Janeiro

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

Maestro João Carlos Martins e Marcelo Tienes

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Clientes

Caros Seguidores,

Esta semana fui indagado sobre “cliente”, fiquei pensando em toda a minha carreira até os dias de hoje e o que eu pensava dessa palavra que tanto se ouve falar.
Cliente é uma palavra que muitos não sabem o que significa ou nem, se quer , querem saber?

Pesquisei:

Significado de Cliente

s.m. e f. Em Roma, plebeu que se colocava sob o patrocínio de um patrício. / Pessoa que compra de um comerciante, que recorre a um homem de negócios, a um banco, a um advogado, a um médico etc.

Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Cliente

 

Confesso que foi a primeira vez que procurei saber o significado desta palavra, pois

nem os cursos de atendimento com qualidade me deram essa explicação. Fiquei

surpreso! Será que olho a partir de agora um “Cliente” como um plebeu?

Uma pessoa que compra?

Não, não consigo ver deste jeito, penso na pessoa ou empresa que me procurou como um colaborador que depositou sua confiança em mim, que preciso saber exatamente o que ela quer para oferecer o melhor, gosto de uma boa conversa, assim é mais humano.

Tenho o costume de conversar com o cliente, buscar a real necessidade e satisfação da minha prestação de serviços, penso antes de qualquer coisa, que poderia ser eu procurando um profissional e como é que eu gostaria de ser atendido.  E faço o meu melhor!

Em outra pesquisa, achei um comentário bem interessante e que faz meu estilo:

A definição do que é um cliente se renovou

24/de janeiro de 2010

O cliente ganhou uma dimensão muito maior e não podemos de deixar de perceber isso. É todo aquele que deposita em nós suas expectativas.

Por: Eduardo Zugaib

Na velha economia, quando a concorrência era menor e a maior ferramenta de relacionamento que havia era a caderneta, era mais fácil definir o significado da palavra cliente.

Podíamos defini-lo como o sujeito que entrava no estabelecimento, batia a mão no balcão e pedia uma “qualquer coisa”. Se ficasse satisfeito, muito bem. Senão, a porta da rua era cortesia da casa.

Os tempos mudaram, as relações se tornaram mais complexas. Os varejistas – ao menos uma boa parte deles – perceberam que tratar o cliente como antigamente poderia ser um péssimo negócio. O cliente ganhou uma dimensão muito maior e, deixar de percebê-la, tem sido a causa da ruína de muitas empresas e profissionais por aí.

Colocar a mão no bolso passou a ser apenas a conseqüência de uma relação muito maior, que envolve uma definição mais ampliada sobre o que é um cliente.

Um cliente é todo aquele que deposita em nós suas expectativas. Ou seja: temos clientes em casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos. Onde houver uma expectativa criada em relação a nós, aí teremos um cliente. Um cliente é uma relação que dura pela confiança e pelo encantamento.

Ao longo do dia exercemos o papel de clientes em diversos momentos. Quando acreditamos que estão fazendo por nós o melhor, sempre na tentativa não apenas de atender, mas de superar as nossas expectativas, está aí um momento em que nos colocamos na posição de clientes.

Dentro deste encantamento que esperamos no mundo de hoje, até mesmo o conceito de fidelização ganha contornos diferentes do há alguns anos.

Antes, fiel era aquele que comprava na mesma loja, com o mesmo vendedor, durante anos, sem questionar evidentes perdas de qualidade no decurso do tempo. Fidelidade hoje envolve sedução continua. Como os jovens, o cliente está mais disposto a “ficar” do que casar, cabendo aqui a sedução continua no cotidiano. Ou seja: enquanto estamos encantando, ele vai ficando, ficando, ficando. Parou de encantar? É chifre na certa. Afinal, um cliente também é uma relação que se perde pela rotina.

Você está achando que essa analise resume mais um casamento do que uma relação comercial? Lembre-se: os nossos clientes estão em todo lugar, incluindo nossa própria casa. Nem sempre o valor da relação que temos com nossos clientes é expresso na moeda dinheiro.

(http://webinsider.uol.com.br/2010/01/24/o-definicao-do-que-e-um-cliente-se-renovou/)

 

Alguns acham que tem o direito ou tem a necessidade de falar “O CLIENTE É MEU!”

O cliente não é de ninguém, ele é livre pra escolher o que quer e com quem quer fazer os serviços, compras, locação seja lá o que for.

Os clientes aqui mencionados não são meus, são livres para escolher.

Apenas ajudei, colaborei quando fui contactado (diretamente e indiretamente) e fico feliz por ter feito parte de todos, e agradeço por terem me dado a oportunidade e a confiança de me deixarem atendê-los, por acreditarem no meu profissionalismo.

Quando o assunto for piano, estarei pronto a atender qualquer pessoa ou empresa!

Obrigado, colaboradores e seguidores.

Marcelo Tienes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário